Contextualização
A elaboração deste trabalho, em formato de plataforma digital, surge de um desafio proposto pelas professoras orientadoras da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Professora Doutora Tânia Lourenço e a Professora Luísa Gonçalves, em simbiose com a unidade curricular de Estatística e Informática na Saúde e na Enfermagem, lecionada pelo Engenheiro Vitorino Gouveia. Nesta perspetiva iremos explorar os diagnósticos de enfermagem e as respetivas intervenções associadas às alucinações, delírios e à cognição comprometida, em contexto de cuidados primários e hospitalar.
Porém, antes de referir os objetivos que propusemos para a elaboração deste site, para uma melhor compreensão sobre as nossas temáticas, consideramos pertinente abordar o conceito de saúde mental.
é vista como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social”, sendo uma componente fundamental na vida do indivíduo.
SAÚDE
MENTAL
(WHO, 2005)
Ao longo do tempo, a Saúde Mental tem vindo a ganhar outro destaque no nosso quotidiano e, no nosso entender, embora a população esteja mais informada, esta não se encontra totalmente esclarecida, pelo o que os principais objetivos consistem em esclarecer os leitores, sejam eles estudantes, profissionais da área da saúde ou pessoas com doença mental diagnosticada e/ou familiares, bem como a população em geral.
Assim sendo, neste trabalho, delineamos como principais objetivos:
Definir o conceito de saúde mental;
Abordar os diagnósticos de enfermagem (alucinações, delírios e cognição comprometida) no contexto hospitalar e comunitário;
Estabelecer intervenções de enfermagem para esses mesmos diagnósticos, fundamentado-as com base em bibliografia/artigos científicos.
Por outro lado, de forma a dinamizar o site, também estabelecemos alguns objetivos, tais como:
Expôr conteúdos relacionados com a saúde mental de forma dinâmica;
Incluir estudos recentes relacionados com os focos de enfermagem abordados;
Referir dados epidemiológicos atualizados;
Informar sobre os principais locais possíveis de recorrer quando o próprio ou um conhecido são detetados sinais de alerta que possam evoluir para os diagnósticos de enfermagem aqui trabalhados.
QUEM SOMOS ?
Somos estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, envolvidos na comunidade académica, nomeadamente, na Associação de Estudantes, no Concelho Pedagógico, no Cluny Events e na Tuna Académica.
Na fotografia acima mostrada, podemos observar o Ricardo Novita, determinado e crítico, a Kelly Andrade, tímida e aplicada, o Nuno Teixeira, divertido e verdadeiro, a Mónica Santos, comunicativa e responsável, a Filipa Moreira, simpática e persistente, a Isabel Rodrigues, assertiva e prestável e, por último, o Francisco Costa, calmo e perspicaz.